Caloiros 2012, sejam bem-vindos ao MIEA/FCTUC! – Instruções das Matrículas e Horários

Matrículas 2012/2013 

Para os estudantes colocados na universidade de Coimbra há duas formas de fazer a matrícula: presencialmente ou informaticamente.

Matrícula presencial:

A primeira fase das matrículas presenciais realiza-se de 10 a 14 de Setembro das 9:30h às 16h (horário contínuo), no edifício da faculdade de medicina, no pólo I.

De modo a diminuir o tempo de espera e evitar afluência excessivas nos mesmos dias, as matrículas presenciais são feitas de acordo com um escalonamento alfabético. As letras do alfabeto correspondentes à inicial de cada nome serão assim distribuídas pelos dias da semana. Desta forma: Segunda (dia 10) – A-B ; Terça (dia 11) – C-G; Quarta (dia 12) – H-L; Quinta (dia 13) – M-P; Sexta (dia 14) – Q-Z.

No dia correspondente, após ser dado o acesso ao edifício e ao circuito de matrículas os alunos deverão entrar sozinhos (de modo a evitar concentrações excessivas de pessoas).

No local estão criadas as condições para a efetivação da matrícula e inscrição online, devendo o candidato colocado na Universidade de Coimbra ser portador dos seguintes documentos:

  • 1 fotocópia do boletim de vacinas com a vacina anti-tetânicaatualizada;
  • 1 fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte);
  • 2 fotografias (tipo passe);
  • 1 fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Autorização de residência ou visto, se for cidadão estrangeiro.

 Antes de sair do edifício deve apenas dirigir-se à zona do cartão de estudante para poder usufruir das infra-estruturas da universidade, como por exemplo, as cantinas e os serviços médico-sociais.

           A matrícula presencial confere aos alunos a vantagem de ter à saída do edifício onde realizam a matrícula, a “mesa” respectiva do núcleo de estudantes do seu curso, onde lhe poderão ser esclarecidas todas as dúvidas e ainda ser entregues algumas ofertas.

_____________________________________________

Matrícula pela internet:

             Os alunos que optem por efectuar a matrícula via internet devem começar por consultar o manual de instruções sobre matrículas e inscrições no inforestudante.

            O prazo para a matrícula é o mesmo do que para as matrículas presenciais (10 a 14 de Setembro).

             A matrícula é feita acedendo ao inforestudante :

  1. No Utilizador insira o n.º de Estudante que constante de uma lista publicada no site da universidade;
  2. Na Palavra-chave insira o n.º de estudante, seguido do n.º do documento de identificação (habitualmente o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão).

Matrícula e Inscrição em Unidades Curriculares:

  1. Por motivos de segurança, após entrar no Inforestud@nte é obrigado a alterar a chave de acesso inicial, introduzir e validar o seu endereço de e-mail.
  2. A seguir clique no link “Matrículas” e no final preencha o inquérito obrigatório. Só depois de o preencher poderá avançar para o passo seguinte.
  3. Após esta fase, clique no link “Inscrições em Curso” e siga as instruções fornecidas. É nesta fase que terá de selecionar as unidades curriculares que pretende frequentar no novo ano letivo de 2012/2013.
  4. No final será questionado se pretende o certificado multiusos, e em caso afirmativo, qual o modo de receção: por CTT, para o endereço oficial que introduziu durante a matrícula, ou para levantar no Serviço de Gestão Académica.
  5. O certificado multiusos serve como comprovativo de matrícula na Universidade de Coimbra para todos os fins que o estudante pretenda, sendo enviado com brevidade e sem custos adicionais.
  6. Recomenda-se ainda a impressão do Resumo da inscrição, apesar de não ser um documento válido para comprovar a sua inscrição perante outras entidades, dado não estar autenticado pelos serviços.
  7. Para obter informação sobre propinas consulte a opção “Propinas e Emolumentos“. Aí poderão imprimir o talão com o plano anual para pagamento de propinas, incluindo referências para pagamento por Multibanco.

 Nota: O plano de pagamentos das propinas é o constante no menu “propinas e emolumentos” do inforestudante. O não pagamento das propinas nos prazos estabelecidos no referido plano, gerará juros de mora à taxa legal em vigor.

Após a realização destes passos já será Estudante da Universidade de Coimbra!

Entrega de documentos

Os seguintes documentos devem ser entregues no Serviço de Gestão Académica, situado no Palácio dos Grilos, Rua da Ilha, Coimbra IMPRETERIVELMENTE ATÉ AO DIA 14 de DEZEMBRO:

  • 1 fotocópia do boletim de vacinas com a vacina anti-tetânica atualizada;
  • 1 fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de cidadão/Passaporte);
  • 2 fotografias (tipo passe);
  • 1 fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Autorização de residência ou visto, se for cidadão estrangeiro.

Sem estes documentos o seu Processo Individual ficará incompleto.

 _______________________________________________________________

Cartão de estudante

Como estudante da UC necessita do cartão de estudante para poder usufruir das infra-estruturas da universidade, como por exemplo, as cantinas e os serviços médico-sociais. Para mais informação clique aqui

________________________________________________________________

Horários

A escolha dos horários para os alunos que ingressem pela primeira vez no curso de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente é feita presencialmente, na secretaria do DEC (Departamento de Engenharia Civil).

________________________________________________________________

Como chegar a Coimbra?

Autocarro: http://www.rede-expressos.pt/

Comboios: http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=87cbd5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

Como chegar ao Pólo II da Universidade de Coimbra?

É possível chegar ao Departamento de Engenharia Civil através da rede de transportes urbanos de Coimbra (http://www.smtuc.pt/index.php) utilizando os autocarros nº 34 ou 38.

Podes ver aqui as indicações de como chegar ao DEC, situado no Pólo 2 DA UC.

(Vídeo da UC explicativo do procedimento das matrículas: Universidade de Coimbra.)

Anúncios
Galeria | Esta entrada foi publicada em infoMIEA, Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s