O NEEA fez um acordo com a Comunilog e conseguimos trazer, para o DEC e a um preço mais reduzido, duas das formações possivelmente necessárias para o nosso futuro profissional: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (antigo CAP) e Formação de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (nível VI), em regime B-learning.
As aulas decorrerão no DEC, assim que se atingirem 10 inscrições;
Podem inscrever-se pessoas de qualquer curso.
Há possibilidade de pagar em prestações.
Quando abrir turma as pessoas serão informadas, bem como do horário do curso.
Se estás interessado e queres inscrever-te dirige-te à sala do NEEA para preencher a folha de inscrição.
________________________________________________________________
Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning
Preço– 200€ (99horas)
Duração-99H- cerca de 1/2 meses
Destinatários:
Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Participantes com qualificação superior ao 6º ano de escolaridade desde que tenha uma experiêncial profissional comprovada, no mínimo, 5 anos.
Licenciados ou Pós-Graduados de cursos superiores e que pretendam iniciar a atividade de formadores.
Objectivos Gerais:
Dotar os formandos de competências no domínio pedagógico e didático, essenciais para o exercício da função de formador que deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e perspetivas do mercado de emprego.
Objectivos Específicos:
i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação de instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contextode formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
iii) Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas deformação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Método:
A metodologia de ensino-aprendizagem passará por uma organização da formação enquanto formação mista, i.e.: formação presencial em sala, em que o formador assume o papel de facilitador das aprendizagens, e formação à distância, com o suporte de uma plataforma própria para o efeito, que garante o acesso a toda a informação do curso e um desempenho com qualidade aos intervenientes no mesmo.
Será privilegiada uma metodologia de formação focada nas necessidades específicas e nas expectativas reveladas pelos formandos, com recurso às seguintes técnicas de dinamização, sempre que sejam adequadas ao perfil do grupo: exploração de casos práticos, simulação pedagógicas de casos de interesse para as temáticas que estão a ser trabalhadas, nas quais os formandos deverão pôr em prática os conhecimentos adquiridos.
A metodologia a adotar assenta na articulação de um vasto conjunto de manuais teóricos (para estudo), como recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, bem como sessões de esclarecimento em sala, simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto avaliação de comportamentos pedagógicos).
O formador deve adotar uma atitude de mediador ao longo do decurso da ação, assumindo o papel de consultor e organizador de ideias e métodos de trabalho.
Acesso a Certificação:
Certificado de Competências Pedagógicas
Curso reconhecido pelo IEFP – INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
________________________________________________________________
Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho
B-Learning
Preço – 1000€ (540horas)
Destinatários:
Licenciados ou Bacharéis que exercem ou que pretendem vir a desenvolver uma actividade na área da Higiene e Segurança do Trabalho.
Duração: 540h
Objectivos Gerais:
O curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Nível VI) tem como objectivo dotar os participantes de competências e de instrumentos que lhes permitam desenhar, implementar e acompanhar a execução de processos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST).
Acesso a Certificação:
Curso homologado pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.
Este curso de TSHST é reconhecido pelo Instituto Politécnico da Guarda. Este dá equivalência ao mestrado em higiene e segurança no trabalho, para o concluíres basta redigires uma tese.