Esclarecimento acerca dos cursos CCP e TSHST leccionados no DEC pela Comunilog.

Resumo da Sessão Esclarecimento Comunilog – 28 Novembro – DEC

 Para aqueles que não puderam estar presentes, o NEEA deixa aqui algumas ideias a reter.
Pós-Graduação Nível 6, acreditada pelo Instituto Politécnico da Guarda;
540h Total (306h presenciais, 120h estágio e 104h b-learning);
1000€ (Possibilidade de 3 prestações – 1º,3º e 5º Mês);
Público-Alvo: Licenciados e Bachareleis ou pessoas com 2/3 cadeiras para acabar a licenciatura. Neste 3º caso, devem certificar-se que acabam a licenciatura antes de acabar o curso TSHST;
Duração: 6/7 meses com avaliação modular;
Acreditação: DGERT, ACT e Instituro Politécnico da Guarda.
Mobilidade: possibilidade de transferência do processo dentro do país, em caso de mudança de residência ou local de trabalho.
(Efectua alguns módulos em Coimbra e os restantes módulos num dos vários centros da Comunilog).
Certificado IEFP de Formador;
Preço: 200€ (Facilidade de pagamento);
99h (33h presenciais + 66h b-learning);
Qualquer pessoa se pode inscrever;
Avaliação Modular.
Se ainda tem alguma dúvida/questão, enviem-nas paraneea.aac@gmail.com ou comercial@comunilog.com

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O NEEA fez um acordo com a Comunilog e conseguimos trazer, para o DEC e a um preço mais reduzido, duas das formações possivelmente necessárias para o nosso futuro profissional: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (antigo CAP) e Formação de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (nível VI), em regime B-learning.

As aulas decorrerão no DEC, assim que se atingirem 10 inscrições;

Podem inscrever-se pessoas de qualquer curso.

Há possibilidade de pagar em prestações.

Quando abrir turma as pessoas serão informadas, bem como do horário do curso.

Se estás interessado e queres inscrever-te dirige-te à sala do NEEA para preencher a folha de inscrição.

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Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning

Preço– 200€ (99horas)

Duração-99H- cerca de 1/2 meses

Destinatários:

Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

Participantes com qualificação superior ao 6º ano de escolaridade desde que tenha uma experiêncial profissional comprovada, no mínimo, 5 anos.

Licenciados ou Pós-Graduados de cursos superiores e que pretendam iniciar a atividade de formadores.

Objectivos Gerais: 

Dotar os formandos de competências no domínio pedagógico e didático, essenciais para o exercício da função de formador que deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e perspetivas do mercado de emprego.

Objectivos Específicos: 

i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

 ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação de instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contextode formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

iii) Refletir sobre os sistemas de formação:

  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas deformação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 Método: 

A metodologia de ensino-aprendizagem passará por uma organização da formação enquanto formação mista, i.e.: formação presencial em sala, em que o formador assume o papel de facilitador das aprendizagens, e formação à distância, com o suporte de uma plataforma própria para o efeito, que garante o acesso a toda a informação do curso e um desempenho com qualidade aos intervenientes no mesmo.

Será privilegiada uma metodologia de formação focada nas necessidades específicas e nas expectativas reveladas pelos formandos, com recurso às seguintes técnicas de dinamização, sempre que sejam adequadas ao perfil do grupo: exploração de casos práticos, simulação pedagógicas de casos de interesse para as temáticas que estão a ser trabalhadas, nas quais os formandos deverão pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

A metodologia a adotar assenta na articulação de um vasto conjunto de manuais teóricos (para estudo), como recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, bem como sessões de esclarecimento em sala, simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto avaliação de comportamentos pedagógicos).

O formador deve adotar uma atitude de mediador ao longo do decurso da ação, assumindo o papel de consultor e organizador de ideias e métodos de trabalho.

Acesso a Certificação: 

Certificado de Competências Pedagógicas

Curso reconhecido pelo IEFP – INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

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Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho 

B-Learning

Preço – 1000€ (540horas)

Destinatários: 

Licenciados ou Bacharéis que exercem ou que pretendem vir a desenvolver uma actividade na área da Higiene e Segurança do Trabalho.

Duração: 540h

Objectivos Gerais: 

O curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Nível VI) tem como objectivo dotar os participantes de competências e de instrumentos que lhes permitam desenhar,  implementar e acompanhar a execução de processos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST).

Acesso a Certificação: 

Curso homologado pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.

Este curso de TSHST é reconhecido pelo Instituto Politécnico da Guarda. Este dá equivalência ao mestrado em higiene e segurança no trabalho, para o concluíres basta redigires uma tese. 

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